Friday, May 2, 2008

A complexa realidade


O erro humano faz parte da nossa vida. Quando pensamos que estamos imunes a cair nesse erro, valorizamos a nossa capacidade de acção ao máximo. Aumentar a auto-cofiança nunca pode ser encarada como uma forma de evitar situações indesejadas.

A experiência de cada um não é aquela que vem nos livros que lê-mos, nem das pessoas que nos rodeiam, mas sim, do dia-a-dia vivido na primeira pessoa.

Fracções de segundo podem ser o ponto de viragem nas nossas visões do Mundo e dos outros. Por mais preparados que estejamos para enfrentar a realidade a imprevisibilidade pode reverter uma situação controlada numa situação insustentável.

As desilusões e os infortúnios aparecem com naturalidade, um bom passado não significa um presente feliz. Nem tudo depende só da nossa vontade, a vida é um jogo de regras infinitas que nunca se terá toda a experiência para evitar os erros.

Um jogo colectivo de vontades, de sonhos desejados e de emoções nunca repetidas. A repetição de acontecimentos iguais é rara, o que parece ser igual nem sempre o é.

Um gesto define um momento, uma palavra justifica o pensamento !

O binómio agir / reagir significa esperar pelo momento exacto para actuar. A pergunta essencial é sempre a mesma : " Será que vale a pena ? ".

A vida pode ser racional ou emocional. Quando pensamos demasiado a espontaneidade perde-se, tudo parece mais falso. A emocionalidade pode dificultar-nos a visão de uma realidade facilmente preceptível !

Porque tudo um dia tem um princípio e um final, não devemos forçar a continuação de determinadas situações que não nos são positivas. Novos horizontes se abrem, novas prespectivas se criam.

Nunca esmorecer o importante é " crescer " nos mais diversos âmbitos da vida real !