Tuesday, September 18, 2007

Debate Menezes vs Mendes


Dia 28 de Setembro as bases do Partido Social Democrata (PSD) iram decidir por uma de duas opções : ou votam na mudança de líder ou apostam na continuidade do actual líder.

Após o debate realizado entre os dois principais candidatos à liderança, ficou claro a existência de estilos opostos.

Luís Marques Mendes defende-se com o que chama " uma oposição credível " feita num cenário difícil de maioria absoluta do Partido Socialist (PS). Queixa-se da constante "guerrilha interna" estimulada pelo seu adversário, nestas directas, contradizendo-se ao apelar a uma diferença de opiniões dentro do partido que o fortalece desde que seja debatida internamente e não na praça pública. Esta é a razão que Mendes utiliza para justificar o não encurtamento da distância do Partido em relação ao Governo na Sondagem revelada recentemente pelo jornal Expresso. Defende ainda que tem um mandato a cumprir, o qual se encontra ainda a meio, faltando-lhe ainda dois anos para o finalizar com as Eleições Legislativas de 2009. Insiste na ideia de criticar o Governo sem apresentar alternativas e soluções concretas.

Luís Filipe Menezes continua a denotar ser um candidato mais credível, ponderador e com mais vontade de empolgar o Partido para derrotar o poder de José Sócrates, ao contrário de Mendes que procura evitar uma maioria do PS em 2009 em vez de trabalhar para chegar ao poder. Menezes não se limita a criticar o Governo porque é oposição, mas sim, defende os seus princípios e convicções sejam elas a favor ( a não baixa de impostos e nomeações de cargos públicos ) ou contra ( OTA e aumento da despesa pública ) do actual Governo. É alguém que apresenta soluções para as mais diversas áreas governativas. Felizmente, já deixou de ser visto como uma figura regional, sendo inequívoco o brilhante trabalho realizado na Autarquia de Gaia, onde conseguiu uma vasta obra estrutural, social e também económica atraindo para a cidade importantes investimentos nacionais / internacionais. Após 3 maiorias absolutas nas Autárquicas, demonstra a capacidade de mobilizar o povo, nomeadamente, numa cidade maioritariamente Socialista. Empenha-se nas causas que defende e se por um lado é bom ver a sua afirmação política nacional, eu como gaiense tenho pena que ele nos deixe como Presidente da Câmara, no entanto, a obra por ele feita fala por si.

Poder-se-ía dizer que são duas figuras secundárias dentro do PSD, na minha opinião tendo em conta a situação política actual revelam coragem porque destas eleições internas sairá como tudo indica, o candidato a Primeiro-Ministro de Portugal. Ao contrário de figuras mais sonantes que preferem ver uma derrota em 2009 para depois se lançarem ao poder numa altura em que o Governo esteja mais frágil e susceptível a uma derrota eleitoral.

Essas mesmas figuras, têm evitado dar apoio concreto a algum dos candidatos como é o caso de José Aguiar Branco, Manuela Ferreira Leite, António Borges ... os quais são sempre referidos a quando de uma eleição à liderança do partido.

O meu voto vai para Luís Filipe Menezes, o partido precisa de sangue novo, apesar de não poder ter lugar no Parlamento limitando-se a fazer oposição fora dele ; já aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa enquanto líder do PSD, cujo seu líder Parlamentar era curiosamente Marques Mendes. Quando colocada esta questão Menezes justificou que "numa sociedade tão mediatizada com os meios de comunicação social não será difícil de fazê-la fora do Parlamento ", o que poderá ser difícil é conciliar a liderança do Partido e da Autarquia de Gaia, que afirma já ter "ponderado uma decisão interiormente que a revelará na altura própria", provavelmente, dia 29 de Setembro.

A frase que destacaria de todo o debate seria quando Menezes se referiu à vitória de Mendes nas eleições internas como sendo "hipotética e pouco provável" ! De realçar ainda, que na intervenção final de Menezes foi lançado novamente o repto de realizar um debate para a próxima semana na RTP.

1 comment:

Anonymous said...

os dois principais candidatos?? pk? existem mais? lol