Sunday, February 24, 2008

80th Annual Academy Awards

Mais um ano cinematográfico com um leque de filmes que leva a uma difícil escolha da Academia em todas as 24 categorias da cerimónia de amanhã, assim como para mim enquanto crítico, não estou seguro das previsões que poderei fazer. Não há nenhum filme que se destaque de forma evidente, algo que já não acontece à muitos anos.

Quanto às categorias principais, há sempre as inevitáveis surpresas, os prémios de carreira e o ano de algum actor ou realizador que é finalmente reconhecido não pela participação no filme em que está nomeado, mas sim, por um acumular de trabalhos cinematográficos de bom nível.

Melhor Actriz :

- Tudo indica que será Julie Christie ( Away From Her ) principalmente pelos prémios que tem recebido este ano, nomeadamente, ganhou o globo de ouro. Pessoalmente queria que ganhasse Ellen Page ( Juno ) , uma forma de premiar a jovem actriz de 20 anos que demonstra uma grande maturidade na representação. De destacar, o esquecimento da Academia para a melhor representação feminina do ano através de Angelina Jolie ( A Mighty Heart ), nem sequer foi nomeada ...

Melhor Actor :

- Concensual óscar para Daniel Day - Lewis ( There will be Blood ) . Apesar de merecer o óscar este já será o seu segundo ... e já era altura de premiar a grande carreira de Johnhy Depp que já esteve perto de vencer. Outra hipótese é a vitória que acredito possível de Tommy Lee Jones que está verdadeiramente fantástico em " In the Valley of Elah " e para além disso participa no mesmo ano no filme " No Country for Old Man ", não terá até ao fim da sua carreira uma opurtunidade tão boa para vencer o óscar, basicamente seria um prémio de carreira. George Clooney em Michael Clayton faz provavelmente a sua melhor interpretação de sempre, no entanto, já tem um óscar ganho recentemente como actor secundário em Syriana.


Melhor Filme :

Durante a cerimónia várias indicações são dadas quanto ao vencedor em função dos prémios entregues, principalmente os prémios de melhor realizador, argumento e actores.

A vitória vai ser discutida entre 3 filmes a não ser que haja uma surpresa muito grande e vença ou Juno ou Michael Clayton que só o facto de estarem nomeados já é uma grande vitória.

Atonement ( Expiação ) - típico filme de Hollywood, romance integrado no contexto da 2ª guerra Mundial com o problema de ser demasiado britânico ...

No Coutry for Old Man - se ganhar não será pela qualidade superior deste filme em relação aos demais, pode ser umá forma de premiar os Irmãos Cohen. Isto joga contra eles, uma vez que, já o ano passado foi um ano pa premiar um filme de um realizador específico- Martin Scorcese. Acredito sim, que recebam o óscar para melhor realizador em conjunto. O filme revela-se algo violento e com um enredo normal para um filme de ficção ! Sobresai a grande interpretação de Javier Bardem ( que ganhará o óscar melhor actor secundário ) um vilão que mete medo a qualquer um ...

There Will be Blood ( Haverá Sangue ) - para mim a obra prima deste ano que volta aos tempos do cinema clásico com um argumento que se encontra centrado no Séc. XX falando da exploração de petróleo no Texas e uma certa mistura com a religião local, que no fundo tem uma crítica muito actual.


And the oscar goes to ... There Will Be Blood !!!

No comments: