Sempre tivemos uma formação de futebolistas jovens muito interessante de onde saem grandes jogadores que exportamos para as grandes ligas europeias. Todos os anos nos auto-candidatamos à conquista dos troféus nos escalões de sub-21 para baixo e nos últimos anos também somos favoritos no escalão sénior.
Esta mudança deveu-se ao trabalho desempenhado pelo Carlos Queirós que foi capaz de pegar num grupo de jovens e fazer deles bi campeões mundiais em Rhiade e em Lisboa. Destacavam-se os franzinos Rui Costa e Figo que se revelaram grandes talentos. Estes e outros mais subiram ao escalão sénior conseguindo 3º e 2º Lugar em Europeus e 4ºlugar nos últimos Mundiais. O ciclo deles começa a fechar tendo que haver uma nova geração / renovação.
Era importante que ela fosse feita bem acompanhada por dirigentes e treinadores capazes de assegurar o nosso futuro no futebol Mundial.
Este ano no Europeu de Sub-21 nem sequer fomos capazes de passar a fase de grupos onde tivemos que arranjar como bode expiatório a arbitragem/lobby países baixos ... Jogadores como Miguel Veloso, Moutinho, Nani, Manuel Fernandes etc, que já são grandes referências não foram capazes de demonstrar o seu real valor. No Mundial de Sub-20 a carreira da selecção foi aind pior. Em 4 jogos ganhamos só à selecção da Nova Zelândia ( que só sabe jogar rugby ), perdemos com o México, Chile e inacreditavelmente contra uma tal Gâmbia ...
Nos oitavos de final para além de 2 expulsões que revelaram uma indisciplina intolerável, fomos capazes de em mais de 90min de futebol fazer apenas 1 remate.
A questão é será coincidência 2 desaires em selecções jovens? Ou haverá um responsável?
O responsável é José Couceiro que já se percebeu que pode ter muitas qualidades noutros campos que não o de seleccionador/ treinador de futebol. Falta-lhe humildade aliada a uma certa capacidade de perceber que está a mais na federação devendo sair pelo próprio pé não esperando que o demitam. Quando se fazem afirmações como " não vejo motivos para sair " revela que em 10 milhões de portugueses só ele não percebe que não apresenta resultados desportivos que o mantenham num lugar de tanta responsabilidade.
Se ele continuar é porque a Federação está muito mal e tal como Manuel José disse à uns tempos " há treinadores que fazem parte de um lobby onde mesmo não apresentando resultados arranjam sempre emprego ".
Ainda se lembram do Luís Campos ? ...
Sunday, July 15, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
sera k o responsavel e mm o jose couceiro?? vejamos o seu curriculo:
de presidente do sindicato dos jogadores passou a dirigente do alverca sad e dpx d mandar embora o treinador conseguiu descer o alverca!! dpx foi para o porto od conseguiu um 2º lugar beneficiando da derrota do sporting na ultima jornada e dos pontos k os treinadores k o antecederam conseguiram conquistar, ou seja, fez 0 num clube k nos dois ultimos anos tinha vencido com td o merito taca uefa e liga dos campeoes!! obviamente foi convidado a continuar mas... cm dirigent!! foi po belenenses e... conseguiu descer esse historico do nosso futbol k akabou por s manter na 1ª devido ao caso mateus e k no ano seguint e c uma ekipa pa2ª liga foi 5º na primeira e finalista da taca klaro k sem couceiro!! mm c tds estas provas dadas foi convidado pas camadas jovens da selecao nacional k apesar d grandes valores nd conseguem fazer!! s este sr tivesse um pc d vergonha e humildade ja tinha enveredado por outra carreira a mt!! mas a culpa n sera so dele ja k tanto madail cm scolari estao constantemente a defende lo!! ou seja enkuanto n mandarmos embora o scolari nd feito!! tenhu dito
Post a Comment