Tuesday, September 4, 2007

Saramago falou e disse ...


Este escritor prémio Nobel cada vez mais espanhol do que português que reside em Lanzarotte há 14 anos, decidiu aparecer porque precisa de vender livros e promover a sua Fundação que irá criar chefiada pela sua mulher.

Apoiante assumido do Partido Comunista, defendeu a "integração territorial, administrativa e estrutural " de Portugal com Espanha. "Seríamos mais uma província com muito a ganhar". O nosso Presidente da República Cavaco Silva respondeu hoje enquanto se encontrava no Parlamento Europeu : " Basta conhecer a história de Portugal para dizer que essa hipótese é um total absurdo".

Eu acredito que daqui a umas décadas, no decorrer do agravamento da nossa situação a todos os níveis, será uma situação possível. O meu patriotismo diz-me também que isso neste momento não é uma hipótese, mas sim, uma tolice ! Nem sequer Espanha estará interessada em se juntar administrativamente a um país inferior que já se encontra economicamente ligado a eles, principalmente, nos anos mais recentes.

Não poderemos resolver os nossos problemas com a anexação a outro país, temos de resolvê-los por nós próprios. Saramago como alguém que defende uma ideologia comunista tem uma visão muito capitalista da situação. Talvez a idade comece a pesar e o protagonismo recente a escaciar.
Alguém que se encontra fora do país nem devia de comentar à distância o que se passa, pois , não é directamente afectado pelas medidas governamentais que os "portugueses de Portugal" sentem todos os dias.
Escrever bem é de facto, muito diferente de falar bem !

1 comment:

Anonymous said...

esse saramago é um otário oh engenheiro!




find out who i am :P