Sunday, February 18, 2007

Atletismo Português de rastos ( ver imagem )


Hoje fui ver os campeonatos nacionais absolutos de Pista Coberta a realizar-se no Multiusos de Espinho ...


Denota-se que o nível português de atletismo é mediocre comparativamente ao Europeu e deprimente em relação ao nível Mundial.


Temos apenas meia dúzia de atletas que podem competir´internacionalmente : Rui Silva, Naide Gomes, Nélson Évora , e pouco mais ...


Fomos um país de fundistas como o Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernando Mamede, António Leitão ... Os quais não tiveram seguimento . Podemos ter melhorado nas provas mais técnicas e de velocidade mas continuamos mal nesses campos.


Temos bons juvenis e juniores que acabam por se perder durante a transição a séniores porque sentem que têm que optar ou por uma carreira instável e incerta como o atletismo, onde uma lesão pode arruinar uma carreira, e onde se tem que ser realmente bom para viver dele; por outro lado, há os estudos, onde adquirindo o estatuto de alta competição se pode mal se acabe o 12ºano , enveredar por uma licenciatura à escolha, como seja a pretendida medicina.


Deviam de haver mais incentivos para os desportos amadores para além do futebol. Os clubes começam a não ter dinheiro para ter atletas, nomeadamente, nas camadas jovens, onde a formação é feita fundamentalmente por clubes pequenos de bairro. Mal se destaca um valor, os grandes vão buscá-lo sem ter tido qualquer custo de formação desse atleta.


São os "carolas" que vão mantendo o atletismo de pé ! E claro, o acompanhamento não é o melhor.

1 comment:

Anonymous said...

Ó Gustava, vá-se catar!
Fez muito bem em ir assistir aos campeonatos mas daí em arvorar-se a comentar tudo e mais alguma baseado em preconceitos e em lugares comuns haja dó!