Sunday, December 31, 2006

Balanço anual - CINEMA

Um ano que começou e acabou com bons filmes, uns que foram galardoados nos óscares deste ano e outros que irão sê-lo no próximo ano ( "Babel" e "The Departed" ) ; destaco 2 filmes e 3 actores.

Brokeback Mountain - aborda o tema da homossexualidade entre dois cowboys. Quando toda a gente pensava que se preparava para ganhar o óscar de melhor filme a justiça acabou por se fazer perdendo-o, ganhando apenas 3 óscares : melhor realizador ( Ang Lee), melhor argumento adaptado e melhor banda sonora ( Gustavo Santaolalla).

Crash - cruzamento de histórias de diferentes famílias ( como em Babel ) em que se aborda, nomeadamente, a atitude da polícia de Los Angeles perante os cidadãos, nomeadamente os de raça negra. Filme brilhante de Paul Haggis vencedor de 3 óscares : MELHOR FILME, melhor argumento ORIGINAL e de melhor Montagem. De realçar também a banda sonora que acompanha o filme perfeita para o mesmo. De um elenco de luxo, sobresai Matt Dillon com um desempenho de grande nível.

Actores - Melhor actor pela Academia de Hollywood este ano Philip Seymor Hoffman, justiça total e inequívoca nesta atribuição pela representação no filme "Capote" que também estava nomeado para melhor filme.
- A injustiça na noite dos óscares foi a não atribuição do óscar de melhor actriz a Felicity Huffman em "Transamérica" onde desempenha um papel de transsexual. Não tendo ganho desta vez muito dificilmente terá essa opurtunidade. Continuaremos a vê-la na série "Donas de casa Desesperadas".

NOTA : Para terminar houve um filme que não pode passar despercebido deste ano : "Senhor da Guerra" que fala sobre o tráfico de armas e de influências entre os mais diversos países mundiais. Nicolas Cage em grande no papel de dealer de armas. Ano também da adaptação para o cinema do best seller " Código de da Vinci".

No comments: