Deste ano poderia referir e desenvolver muitas problemáticas como a crise em que se encontra o nosso país que não tem fim à vista, a decadência física e quase terminal de Fidel Castro, o julgamento de Saddam Hussein, no entanto deixei-me ficar pelas Presidênciais deste ano.
Eleições com pouca história tendo em conta os resultados com a vitória de Cavaco Silva logo à primeira volta com 50,5%. A luta encontrou-se apenas entre Mário Soares (14,3%) e Manuel Alegre ( 20,7% ).
Desde início estava encontrado o vencedor restava saber com que percentagem de votos e se teria de ir a uma 2ª volta. O PS escolheu como candidato um homem que não trazia nada de novo, um regresso não desejado por muitos mas mantendo o rótulo de " salvador da pátria e dos portugueses" que cada vez lhe ficar pior. Nem a idade o levou a tomar consciência que a política não pode ser sempre para os mesmos, tem que haver renovação de pessoas e de ideias. Aliás de recordar que um ex-militar aposentado em Barcelos o tentou agredir! Eu sempre tive muitas reticências em relação a um suposto ex prisidiário da PIDE que afinal apenas foi um esilado fora do país onde vivia muito melhor que os portugueses oprimidos em Portugal como o Álvaro Cunhal que lutava contra o regime dentro do país e não fora dele onde tudo era mais fácil.
Actualmente, um total anti-americano que se esquece que sem o apoio da América não chegaria ao poder em Portugal. Com a idade dele obviamente que não se tem as mesmas capacidades tanto físicas como intelectuais, não tendo a noção de que já não diz nada de novo nem em condições, ou se troca todo ou diz sempre a mesma coisa. Hilariante, o dia na campanha em que ele já nem sabia que o Ribeiro e Castro era do CDS-PP dizendo que era do partido dele, ou seja, socialista. Para estas figuras não vale de facto a pena ! Já foram muitos anos a viver à custa dos portugueses nos seus jantares e viagens para fora do país . Foi quase de certeza o político que mais viagens fez para o estrangeiro, correu o Mundo! Colocou-nos na CEE o que ainda hoje tenho dúvidas que tenha sido uma boa opção devido às reformas da PAC e o dinheiro que entrou em Portugal foi para fazer auto-estradas.
Voltando à campanha, Alegre acabou por também se lançar contra " o sistema " o poeta que sem dúvida foi o mais penalizado dos três a nível de acompanhamento eleitoral por não ter uma máquina política por trás. Foi sempre colocado atrás de Soares nas famosas sondagens da EUROSONDAGEM que andavam sempre trocadas. Muitos socialistas não quiseramdar a cara por Alegre mas no final votaram nele. Ele era a candidatura de protesto.
O único momento em que fostei do Soares até hoje foi na altura da derrota, porque me surpreendeu. Nunca pensei que ele soubesse perder apesar de que o que ele disse estava escrito e podia não ser o que realmente sentia. Em que diz " eu não desisto de lutar ". Por outro lado, Alegre após os resultados "Fica a lição e a esperança", criando posteriormente um Movimento de Cidadania.
Concluo com a frase de Cavaco Silva após a vitória " Quero ser e serei o Presidente de todos os portugueses " !
Sunday, December 31, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment