Quando se é mais novo este é um dos dias mais empolgantes, de grande ansiedade e espectativa. Queremos abrir o mais cedo possível os presentes estando-nos sempre a dizer "ainda não é meia-noite ..." e nós lá tinhamos que aguentar toda aquela vontade de abrir e ver o que nos tocou no sapatinho.
A magia vai se perdendo à medida que crescemos, os mitos desmitificam-se e percebemos que toda aquela ilusão se perde de um momento para o outro! Por outro lado vemos este dia natalício de forma diferente dando grande valor ao encontro com a família, que muitas das vezes só se reúne nestes dias festivos devido à distanciação ou por mera falta de tempo. Em vez de presentes, gostamos de receber dinheiro/cheque para comprar-mos o que quisermos e não ter aquelas situações insólitas em que íamos a abrir uma prenda e nos saía... um par de meias !
É também nestes dias, que nos lembramos dos que mais precisam, de quem tem dificuldades e que a nossa realidade pode ser completamente diferente de outra parte do país ou mesmo do Mundo. Daí, a hipocrisia de um consumismo tremendo nestas alturas, em que se dá presentes aos mais novos que se compram para serem usados uma vez e de seguida encostados para o lado. Devem ser presentes úteis que tenhamos a certeza que se vai ter proveito deles.
Voltamos às origens, às "aldeias" dos nossos pais e aos seus custumes e tradições desde o bacalhau ao polvo, aletria ao leite creme, sonhos às rabanadas e o tradicional bolo-rei e mais recentemente bolo rainha ( sem frutas cristalizadas ) ao pão de lô.
Ligamos ou mandamos as SMS aos nossos amigos mais próximos mas também aqueles que já não os vemos à mais tempo, uma forma de lembrar que ainda "existimos" e que não nos esquecemos deles.
É das épocas em que há mais acidentes de viação com mortes na estrada, devido a uma maior afluência das pessoas para irem em direcção às suas origens. Por mais campanhas de prevenção que se faça, a verdade é que esta situação mantem-se e enquanto uns festejam outros estão de luto. Em 3 dias já morreram 10 pessoas !!! Cada vez temos melhores estradas, melhores carros, mas a mentalidade das pessoas continua na mesma ou pior.
Aproveitem ao máximo esta noite de consoada e o dia de Natal.
FELIZ NATAL 2006 para todos !
Sunday, December 24, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment