Uma decisão importante, inteligente com um futuro promissor. Sem dúvida a Serra da Estrela tem desaproveitado as suas excelentes condições naturais para a prática de desportos de Inverno.
Serão levados a cabo investimentos turísticos na ordem dos 100 milhões de Euros, grande parte investimento privado, durante os próximos 2 anos ( supostamente...), com criação de cerca de 500 postos de trabalho.
Por entre projectos de construção de hotéis, requalificação das povoações envolventes, telecabinas de acesso à Torre... há sempre que realizar "Estudos de Impacto Ambiental"!
É aqui que vou debruçar a minha crítica deste dia. Quando se pretende realizar algo de positivo com vista a uma evolução e desenvolvimento de um determinado local temos sempre "à perna" os Ambientalistas/Ecologistas.
Eu sou defensor do ambiente em pequenos aspectos como separar o lixo, não atirá-lo para o chão, não permitir a construcção de imóveis em cima de dunas, revolta-me ver esgotos de grandes fábricas a desaguar no Rio Douro ... A realidade é que neste país há muita gente que quer "comer à custa do orçamento", isto é, surgindo uma opurtunidade de meter algum dinheiro ao bolso, lançam-se que nem leões aos meios de informação para ganhar tempo de antena e protagonismo para ter voz nas negociações destes grandes projectos.
Um exemplo prático e não muito distante, foi a polémica questão da construcção no Parque da cidade do Porto. Para quem não se lembra, o maior vigarista de todos os tempos da CMP ( Nuno Cardoso ) teve o "cuidado" de assinar uns documentos que permitiam fazê-lo sabendo que Rui Rio já tinha sido eleito pela 1ª vez para a CMP. Rui Rio quando soube desta situação já pouco podia fazer, para o evitar totalmente, teria de pagar uma quantia brutal. Nesta altura surgiram os Ambientalistas em peso a dizer que era uma vergonha construir-se no Parque da Cidade e que se estava a ceder a interesses imobiliários. A verdade é que já se vê lá construcção e os pseudo-defensores do ambiente calaram-se.O que terá acontecido? Tudo me leva a crer que quem cedeu primeiro a interesses imobiliários foram eles ! Algum empreiteiro importante deu-lhes umas coroas e eles mudaram rapidamente de opinião.
Por vezes as melhores intenções, acabam por ter intenções que desconhecemos e que acabam por ser completamente opostas às inicialmente manisfestadas. Jogo duplo muito comum nos nossos tempos ... Nada se faz por acaso !
1 comment:
Quanto aos investimentos na serra da Estrela a critica, que quanto a mim, ha a fazer é acima de tudo o timming. Porque investir numa area em que beneficia acima de tudo a serra e nao investir e reformas estruturais importantes para o país como seja a reforma da saude ou da educação? Estamos a gastar recursos que nos sao escassos...! Porque proporcionar as pessoas locais onde podem gastar o seu orçamento e nao lhes dar meios para aumentarem o seu orçamento, tornando-as mais produtivas e mais uteis para o país?
Quanto aos estudos de impacto ambiental, no meu ponto de vista, sao importantes e isto porque caso nao existissem poderiamos por ainda mais em risco especies que ja por si so estao em risco de extinçao. Mas temos muito mais que ter em conta e criticar muito mais uma outra coisa que em entra em todos os projectos (publicos e privados) e que por vezes tem mais implicaçoes do que o propio estudo ambiental. E estou a falar da analise custo-beneficio, que em muitos dos casos esta analise aponta num sentido e depois politicamente sao tomadas outras decisoes. Mas enfim os politicos sao quase todos iguais e tambem nao é menos verdade que nao se pode agradar a todos.
Um Abraço
Post a Comment