No que respeita aos atletas portugueses tivemos momentos bastante positivos, e outros demasiado frustrantes.
1) Os primeiros a entrar em acção foram os maratonistas portugueses :
22º Alberto Chaíça 2h23min22s
35º Luís Feiteira 2:29:34
42º Paulo Gomes 2:32:02
Colectivamente para a taça do Mundo a Selecção Nacional foi 8º classificada.
Eu tinha escrito ontem que estaria à espera de um português no top10 o que não se verificou. A prova já começou mal devido à não presença na linha de partida de Luís Jesus que terá contraído uma gastroenterite vírica. Hélder Ornelas cedo descolou do grupo da frente acabando mesmo por desistir. As temperaturas durante a prova rondaram os 28C- 30 ºC com uma humidade de 60 %
2) A segunda participação portuguesa foi realizada pela surpreendente Sara Moreira de 22 anos que conseguiu o apuramento para a final dos 3000m Obstáculos de forma directa com a marca de 9.44.01. De forma brilhante, não deu o apuramento como perdido quando se encontrava fora das atletas apuradas directamente, realizando uma ponta final que lhe permitiu um lugar entre as 4 primeiras apuradas para a final de cada série. De referir ainda que a atleta nortenha conseguiu com o tempo realizado os mínimos "A" para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 !
3) Depois veio a desilusão com uma ponta de desconfiança ... Francis Obikwelo foi desclassificado nas eliminatórias dos 100m por ter realizado uma falsa partida o que eu nunca o vi fazer, principalmente, em fases tão temperanas das eliminatórias até à final, onde muitas vezes se permitia ficar preso nos blocos durante o tiro de partida acabando por se apurar facilmente para as rondas seguintes. É conhecido por uma grande velocidade de ponta, mas por um tempo de reacção tardio à saída dos blocos. Nos 100m seria-lhe difícil a medalha, podendo sonhar pelo menos com a de bronze, já que a de ouro e prata serão discutidas entre Tyson Gay e Asafa Powell.
4) Edivaldo Monteiro que tanto lutou para ir ao Japão, justificou a sua presença com o apuramento para as meias-finais dos 400m obstáculos sendo apurado directamente com o recurso ao "foto-finish" obtendo uma marca de 49.66s
5) A jornada portuguesa fechou em grande com o apuramento de Nélson Évora para a final do triplo salto, onde é um dos candidatos às medalhas, obtendo a melhor marca de todos os presentes em competição 17.22m.
Resultados das 3 finais do 1º dia :
Maratona Masculina
1º Luke Kibet (Quénia)
2º Mubarak Shami ( Qatar )
3ºViktor Rothlin ( Suíça )
Lançamento Peso Masculino
1º Reese Hoffa ( EUA)
2º Adam Nelson ( EUA )
3ºAndrei Mikhnevich (Bielorrússia )
10000m Femininos
1º Tirunesh Dibaba ( Etiópia )
2º Elvan Abeylegesse ( Túrquia )
3º Kara Goucher ( USA )
Para fechar este balanço, gostaria de referir a notícia que veio ontem no jornal online "abola.pt" onde se refere que nas vésperas do Mundial e já com a comitiva portuguesa no Japão os atletas : Francis Obikwelo, Luís Jesus e Hélder Ornelas ( que faltaram ao controlo antidoping da FPA ) e Luís Feiteira ; foram controlados pela organização do Mundial . Mais uma vez, estranhas coincidências nestes casos. Os três primeiros atletas que referi foram as desilusões ou não presenças da selecção portuguesa neste primeiro dia de competição.
Figura do Dia :
Sara Moreira
Horário participação portuguesa :
Domingo
00.00 20 km marcha (M) FINAL J. Vieira/S. Vieira
12.00 Vara (F) Qual. Elisabete Tavares
13.45 400 m b (M) 1/2f Edivaldo Monteiro
Saturday, August 25, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment