Tuesday, August 28, 2007

4ª Jornada Mundiais Atletismo

Dia seguinte à ressaca da vítória de Nélson Évora, que parece mesmo assim nao ter sido o suficiente para tirar o futebol das primeiras páginas dos jornais desportivos ! Apenas, o Jornal " a Bola " dá a capa inteira ao nosso novo campeão Mundial. É pena o não reconhecimento de anos e anos de trabalho em busca de um título individual tão importante.

À parte disto, hoje foi um dia de revelações e de um enorme desalento no fim da jornada do dia.

1) Vânia Silva na qualificação do Martelo tinha uma tarefa difícil. No entanto, o resultado foi ainda pior do que aquele que se poderia esperar, 61.81m. Longe dos 71m exigidos para a passagem à final, sendo essa marca cerca de 2 metros superior ao recorde pessoal da atleta establecido em 2004 de 68.82m.

2) Nas eliminatórias dos 200m tivemos em acção dois portugueses. Francis Obikwelo garantiu a passagem aos Quartos de final e, mais tarde, às Meias-finais onde tentará uma presença na final que não será nada fácil dadas as indicações. Ainda mais brilhante apesar de se ter ficado pelos Quartos de Final, foi Arnaldo Abrantes, o jovem de 20 anos conseguiu a represcagem nas eliminatórias com uma marca de 20.48s que corresponde não só ao seu recorde pessoal, como também mínimos olímpicos para Pequim. Podemos estar descansados quanto ao futuro da velocidade portuguesa ...

3 ) A decepção veio no último salto do concurso do comprimento feminino. Naide Gomes esteve nas medalhas até ao último salto. Aí as Russas Kotova e Kolchanova que saltavam primeiro, acabaram por se adiantar relegando Naide para o 4º lugar. Lebedeva já se encontrava na liderança após o 2º salto. A portuguesa foi bastante regular como sempre, no entanto, faltou-lhe uma marca na casa dos 7m para lhe dar a medalha. Vingança agora nos Jogos Olímpicos ...


Resultado das 6 finais do dia :

Salto com Vara Feminino

1º Yelena Isinbayeva ( Rússia )
2º Katerina Badurová ( Rép. Checa )
3º Svetlana Feofanova ( Rússia )

Disco Maculino

1º Gerd Kanter ( Estónia )
2º Robert Harting ( Alemanha )
3º Rutger Smith ( Holanda )

Salto Comprimento Feminino

1º Tatyana Lebedeva ( Rússia )
2º Lyudmila Kolchanova ( Rússia )
3º Tatyana Kotova ( Rússia )

3000m Obstáculos Masculinos

1º Brimin Kipruto ( Quénia )
2º Ezekiel Kemboi ( Quénia )
3º Richard Mateelong ( Quénia )

800m Femininos

1º Janeth Jepkosgei ( Quénia )
2º Hasna Benhassi ( Marrocos )
3º Mayte Martínez ( Espanha )

400m Barreiras Masculinos

1º Kerron Clement ( EUA )
2º Félix Sánchez ( Rép. Dominicana )
3º Marek Plawgo ( Polónia )


Dia em cheio para a Rússia e Quénia que fizeram um tripla em provas distintas. Cada vez mais notória a supremacia russa na vertente feminina. O Quénia procura novamente a afirmação no meio-fundo e fundo após nos últimos anos se ter assistido às vitórias dos etiópes nestas distâncias. Jepkosgei esteve brilhante nos 800m liderando a prova a um ritmo vivo do início ao fim da prova, fazendo a melhor marca do ano 1:56:04 ! Maria de Lurde Mutola entrou na recta da meta em 2º lugar acabando por abandonar e cair no chão em nítidas dificuldades físicas.


Figura do dia :

Janeth Jepkosgei





Sem margem para dúvidas a melhor atleta nos 800m. Apostou em ritmos rápidos para fazer a diferença e não em jogos cada vez mais comuns de retardamento de ritmos para que a prova se decida nos últimos 100m ... Teve todo o mérito, não se deixou surpreender !

Horário participação portuguesa :


4ª Feira

02:00 Dardo (F) Qual. Sílvia Cruz

12.05 5000 m (F) Elim. Jessica Augusto

14.20 200 m (M) ½ f F. Obikwelu


No comments: