Wednesday, August 29, 2007

5ª Jornada Mundiais Atletismo

Mais um dia de campeonatos, fechou-se a remota possibilidade de uma final que permiti-se mais uma medalha para Portugal.

1) No lançamento do dardo, Vânia Silva esteve a um metro e meio de conseguir a presença na final, ficou mesmo assim, nas 15 primeiras sendo uma participação bastante positiva da actual campeã nacional.

2) Nos 5000m Jéssica Augusto detentora da melhor marca europeia deste ano, teve até aos 3000m na frente da corrida a puxar uma série que sem ela seria muito táctica e com um passo retardado. Sabendo das suas limitações numa discussão ao sprint, optou por essa opção, valendo-lhe o último tempo de represcagem para estar presente na final.

3) Obikwelo teve a opurtunidade de se redimir do falhanço total nos 100m, apenas isso. Revelou já desde as eliminatórias que não teria ritmo para os 200m. Há agora que fazer os últimos meetings após o Mundial, descansar e preparar uma grande participação nos Jogos Olímpicos onde poderá ser a despedida do atletismo de alta competição por parte de dele.

Resultado das 5 finais do dia :

Salto em Altura Masculino

1º Donald Thomas ( Bahamas )
2º Yaroslav Rybakov ( Rússia )
3º Kyriakos Ioannou ( Chipre )

Lançamento Disco Feminino

1º Franka Dietzsch ( Alemanha )
2º Darya Pishchalnikova ( Rússia )
3º Yarelis Barrios ( Cuba )

100m Barreiras Femininos

1º Michelle Perry ( EUA )
2º Perdita Felicien ( Canadá )
3º Delloreen Ennis-London ( Jamaica )

400m Femininos

1º Christine Ohuruogu ( Grã-Bretanha )
2º Nicola Sanders ( Grã-Bretanha )
3º Novlene Williams ( Jamaica )

1500m Masculinos

1º Bernard Lagat ( EUA ... enfim ! )
2º Rashid Ramzi ( Bahrein )
3º Shedrack Kibet Korir ( Quénia )

O antigo queniano Lagat, agora naturalizado americano vence o Mundial, após anos sucessivos atrás do marroquino El Guerroj, é campeão mundial com alguma facilidade. Destacar a vitória de Ohuruogo que vem de uma suspensão por doping aparecendo, surpreendemente, nestes mundiais a baixar os 50 segundos e sendo campeã mundial...

Figura do Dia :

Donald Thomas





Uma total surpresa deste saltador, antes jogador de basquete, que vence os Mundiais na sua primeira presença num grande campeonato internacional. Com cerca de 1 ano de treino, revela falta de técnica, no entanto, foi suficientemente eficaz para vencer, deixando Stefan Holm fora das medalhas... Se continuar a evoluir desta forma, contemos com ele para o Ouro Olímpico.

Amanhã não teremos qualquer português em acção, será o único dia em que isso acontecerá.

No comments: