Saturday, August 11, 2007

Ninguém está LIMPO !


Após o meu artigo de 27 Maio sobre o famoso Tour de 96, deixei passar algumas semanas para ver os novos desenvolvimentos do Caos no Ciclismo devido aos constantes casos de doping, principalmente, durante o Tour de França deste ano e as semanas que se seguiram ...


Como era esperado, na maior competição velocipédica do Mundo, muito se tentou ter só os cilcistas considerados "limpos" na prova. Acabou por ser um ano ainda pior do que o ano passado no qual houve apenas o caso Landis ( que ainda não teve um fim ... ) por ter uma quantidade anormal de testosterona após a mítica 17ºetapa, onde ele atacou a camisola amarela de Óscar Pereiro com uma fuga de mais de uma centena de quilómetros ganhando a etapa.


A equipa suíça Astana dos kazaques Vinokourov e Kashechkin foi a mais penalizada. Ambos acusaram positivo à transfusão sanguínea de sangue homólogo, tendo no seu organismo dois tipos de glóbulos vermelhos. Já este ano os ciclistas Mathias Kessler e Eddy Mazzoleni desta mesma equipa tinham dado positivo em controlos anti-doping.


A reflexão que queria fazer em relação ao caso Vinokourov tem a ver com o facto de ele ter controlado positivo durante o Tour e parecer que a culpa é só dele, em que a equipa foge às suas responsabilidades. O ciclista foi imediatamente despedido o que não se compreende ! Se ele foi acompanhado pela equipa durante a competição, ou ele consegue fazer uma transfusão sozinho ( algo impossível ) ou mesmo acompanhado pela equipa ele tem algum pessoal médico que o acompanha admnistrando-lhe substâncias dopantes sem que a equipa seja informada.


Se uns tiveram controlos anti-doping positivos, Rasmussen saiu do Tour sem que nada se provasse fundamentadamente contra ele. A verdade é que estava a ser o melhor ciclista com a camisola amarela, camisola da montanha e duas vitórias em etapas de montanha ! Por pressão dos media e a pouca influência do ciclista dentro da sua própria equipa acabou por ser forçado a sair, pois, a sua equipa saiu do Tour. Longe vão os tempos em que se fazia o mesmo tipo de acusações a Armstrog o qual tinha um peso que lhe permitia aguentar toda essa pressão com uma equipa ( US Postal/ Discovery Channel ) liderada por um director desportivo forte ( Johan Bruyneel ).


Quanto ao vencedor do Tour Alberto Contador ainda muita tinta anda a correr à custa dessa vitória ... Um perito alemão lançou a suspeita dizendo mesmo " Contador é a maior fraude de sempre no desporto Mundial ". Tem fundamento, basta lembrar que Contador ( tal como Sérgio Paulinho ) eram ciclistas da equipa Liberty Seguros de Manolo Sainz o qual está envolvido na "Operación Puerto" com provas evidentes do seu envolvimento com Eufemiano Fuentes, e consequentemente, os ciclistas da sua equipa seriam alguns dos "pacientes" do médico espanhol . Roberto Heras foi um dos acusados, sendo Contador (e Paulinho) ilibado desse processo, deixando muitas dúvidas que se levantam agora após a sua vitória.


A ascenção metiórica de Contador levanta muitas suspeitas. Basta lembrar o célebre jovem alemão Ian Ullrich que venceu o Tour de 97 contra todas as espectativas e que agora se vem a saber que foi um dos ciclistas mais batoteiros de sempre !


A tentativa de comparar Contador a Armstrong é já um mau prenúncio ...

No comments: