Monday, August 27, 2007

3ª Jornada Mundiais Atletismo

Um dos dias mais gloriosos do atletismo português desde 1997, ano em que através de Carla Sacramento, Portugal ouviu pela última vez o hino nacional num Mundial de atletismo.

1) Naide Gomes fez o que lhe competia na qualificação do comprimento, assegurar a presença na final. Realizou um salto de 6.96 m no primeiro ensaio, sendo a melhor saltadora das 2 séries de qualificação. Amanhã na final poderemos sonhar com mais uma medalha !

2) A estreante Sara Moreira não se conseguiu aproximar do recorde nacional que procurava na final dos 3000m obstáculos, tudo por causa de uma queda aos 350m de prova na barreira antes da linha de meta. A verdade é que a prova foi bastante rápida e mesmo batendo o recorde nacional só ficaria um lugar a cima do que aquele que obteve. Foi 13º classificada com 10:00.40 min. No entanto, há que realçar o sacrifício da atleta em chegar ao final da prova, suportando nítidas dores após a queda.

3) Para o fim da noite em Osaka, hora de almoço em Portugal o nosso jovem triplista de 23 anos Nélson Évora, arrancou um título Mundial sem margem para dúvidas com 15cm de vantagem para o segundo classificado, establecendo um novo recorde nacional com 17.74m. Poderia-se afirmar que a ausência de Christian Olsson permitiu este título, mas mesmo com a presença do Sueco tenho muitas dúvidas que o português perde-se este título. Tem havido no atletismo nacional uma grande evolução nas disciplinas mais técnicas, num país maioritariamente de meio-fundistas e fundistas. Confirma-se assim um talento com o objectivo agora dos Jogos Olímpicos !

Volta-mos a ouvir o hino em Campeonatos do Mundo de Atletismo. Amanhã Naide Gomes poderá fazê-lo na final do comprimento, mais uma vez numa disciplina técnica como o comprimento...

Resultado das 5 finais do dia :

Lançamento do Martelo Masculino

1º Ivan Tsikhan ( Bielorrússia )
2º Primoz Kozmus ( Eslovénia )
3º Libor Charfreitag ( Eslováquia )

3000m Obstáculos Femininos

1º Yekaterina Volkova ( Rússia )
2º Tatyana Petrova ( Rússia )
3º Eunice Jepkorir ( Quénia )

Triplo Salto Masculino

1º NÉLSON ÉVORA ( PORTUGAL )
2º Jadel Gregório ( Brasil )
3º Walter Davis ( USA )

10000m Masculinos

1º Keninisa Bekele ( Etiópia )
2º Sileshi Sihine ( Etiópia )
3º Martin Mathathi ( Quénia )

100m Femininos

1º Veronica Campbell ( Jamaica )
2º Lauryn Williams ( USA )
3º Carmelita Jeter ( USA )


Ocorreram hoje grandes momentos de atletismo, principalmente no concurso do Lançamento do Martelo, onde houve emoção até ao fim com Ivan Tsikhan a vencer com 83.63m no sexto e último lamçamento ! Por outro lado, houve duas situações insólitas : na final dos 10000m não esteve presente à partida qualquer atleta europeu, mesmo tratando-se de uma final directa ; houveram longos e penosos minutos após o final dos 100m femininos com indefinição da vencedora, nem o fotofinish foi absolutamente claro quanto à vencedora. A vencedora e a terceira classificadas separaram-se por apenas 1 centéssimo de segundo !!!

Figura do Dia :


Nélsón Évora




Atleta que um dia foi aos treinos de futebol do Benfica foi aceite e optou por não ficar.


Opção pelo atletismo levou-o assim ao topo do Mundo !

Esperava-se muito dele, era uma das nossas grandes esperanças de futuro. Acaba por chegar a um título Mundial que se esperaria, mas provavelmente, mais tarde.





Horário participação portuguesa :

3ª feira

02:00 Martelo (F) Qual. Vânia Silva

03:10 200 m (M) Elim. F. Obikwelu/A. Abrantes

13.10 200 m (M) ¼ f F. Obikwelu/A. Abrantes (?)

13.50 Comprimento (F) FINAL Naide Gomes


Mais uma opurtunidade de medalha para Portugal com Naide Gomes ! Obikwelo tem opurtunidade de corrigir o erro cometido nos 100m.

No comments: